1 – Influenza
A vacina contra a influenza (gripe) é uma das vacinas obrigatórias durante a gestação e/ou puerpério. Ela protege a mãe contra a gripe e suas formas graves, já que mulheres gestantes e puérperas são mais susceptíveis a apresentações graves da doença devido à baixa imunidade, sendo consideradas população de risco para gripe por influenza.
Quando tomar?
A vacina contra influenza é a única vacina que pode ser tomada em qualquer mês do período gestacional. Em mães que não tomaram durante os nove meses, essa vacina pode ser aplicada até 45 dias após o parto, que é o período do puerpério. É importante ressaltar que a grávida deve tomar a vacina mesmo que já tenha tomado em uma gravidez anterior.
2 – Hepatite B
A vacina contra a hepatite B também é indispensável na gravidez. No caso de acontecer a transmissão da doença no período perinatal (próximo ao nascimento), a criança pode desenvolver infecção crônica do fígado.
A imunização protege a mãe da doença e o bebê de uma possível infecção nas primeiras semanas de vida.
Quando tomar?
Essa vacina deve ser aplicada em três doses, com intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda, e de 180 dias entre a primeira e a terceira dose.
A indicação é que se inicie a administração da imunização a partir do segundo trimestre do período gestacional. Nesse caso, se a futura mamãe já foi vacinada antes, não é necessária nova aplicação como reforço.
Importante: para a aplicação dessa e das demais vacinas, a gestante deve consultar seu médico obstetra ou infectologista.
3 – Tríplice bacteriana (DTPa)
A Tríplice bacteriana (DTPa) é recomendada em todas as gestações. Ela é indicada para a proteção da gestante contra a difteria, o tétano acidental, a prevenção do tétano neonatal e contra a bordetellapertussis (coqueluche).
Essa vacina permite a transferência de anticorpos ao feto, protegendo-o nos primeiros meses de vida até que possa ser imunizado. Além de proteger mamãe e bebê contra três doenças que já foram responsáveis por muitas mortes no passado: a difteria, o tétano e a coqueluche.
Quando tomar?
A gestante deve tomar essa vacina no período entre a 27ª e a 36ª semana, pois qualquer vacina demora de 7 a 15 dias para poder desenvolver os anticorpos. É fundamental que a mãe tome a vacina no prazo, para que haja tempo de criar e transmitir os anticorpos para o feto. Se acontecer de ela ter seu bebê prematuramente, por exemplo, ele já terá recebido a proteção da mãe.
As três vacinas mencionadas são de administração fundamental no período gestacional. Elas podem ser aplicadas sem problemas, porque são produzidas com base nos agentes infecciosos inativados. Assim, não há riscos de a imunização desencadear a doença.