A equipe técnica da Clínica de Vacinas do Sodré participou na última semana de treinamento realizado pelo GSK sobre a vacina Herpes Zóster inativada (Shingrix).
Administrada em duas doses, com intervalo de dois meses entre as aplicações, a vacina promete mais de 90% de eficácia em pessoas a partir de 50 anos, uma das populações alvo da vacina.
No entanto, o imunizante também é recomendado para qualquer adulto com mais de 18 anos com maior risco de contrair a doença, com pacientes imunocomprometidos.
Segundo a Anvisa, a vacina da GSK (Shingrix) com o vírus inativo é indicada para adultos com idade igual ou superior a 50 anos e adultos com idade igual ou superior a 18 anos com risco aumentado para o herpes-zóster, geralmente pessoas em tratamento de câncer, indivíduos que vivem com HIV, que vão se submeter a transplantes de medula óssea ou órgãos, lúpus, esclerose múltipla, etc.
Popularmente conhecido como cobreiro, o herpes-zóster tem consequências graves caso não diagnosticado e tratado com rapidez, podendo acometer terminações nervosas nos olhos, no ouvido e na face, causando paralisia, perda auditiva e visual.
Um exemplo recente é o caso do cantor Justin Bieber, diagnosticado com a síndrome de Ramsey-Hunt, que é a herpes-zóster do ouvido.