Muitas pessoas já tiveram contato com o vírus da catapora, mas não sabem que o vírus permanece no seu organismo durante toda vida.
A herpes zoster é doença dolorosa e que pode ser prevenida por uma nova vacina com elevada eficácia. A Shingrix tem eficácia superior a 90% na prevenção do herpes zóster.

O que é herpes zóster?
Popularmente conhecido como “cobreiro”, o herpes zoster é caracterizado pelo aparecimento de lesões na pele (manchas avermelhadas e vesículas, que são pequenas bolhas com líquido claro em seu interior). As lesões aparecem principalmente no tronco, face e pescoço. Mas podem atingir órgãos importantes como os olhos.

A dor é uma das principais características e pode surgir antes das erupções na pele. Tal dor pode atrapalhar o sono, o humor e as atividades cotidianas, comprometendo a qualidade de vida. Além da dor, pode trazer complicações e causar pneumonia, problemas de audição e inflamação cerebral, infecções bacterianas, paralisia do nervo periférico e perda sensorial.

Os sintomas costumam evoluir para a cura em poucas semanas. As erupções cutâneas costumam secar em 7 a 10 dias e cicatrizam após 2 a 4 semanas. Em geral, o quadro completo de sintomas costuma durar cerca de 1 mês.

Porém, a complicação mais comum é a neuralgia pós-herpética, dor que continua a ser sentida mesmo após a cura das lesões na pele. Tal dor é intensa e pode persistir por meses e até anos.

Como prevenir a transmissão?
Tomar a vacina contra herpes zóster, higienizar as mãos após tocar nas lesões e desinfetar os objetos que podem ter sido contaminados por secreções respiratórias.

Clique no botão abaixo para compartilhar:

E-mail
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Oie! Estamos prontas para te atender!